O município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, registrou no final da tarde desta quinta-feira (14), o terceiro óbito decorrente do novo coronavírus em menos de 24h. Por conta disso, 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva serão instalados para dar suporte à região. A informação foi divulgada pelo governador Rui Costa (PT) por meio de ‘live’ em rede social. Rui chamou atenção para o aumento do número de casos confirmados e óbitos que surgiram no município em curto espaço de tempo. “A cidade que entrou em nosso radar com a luz vermelha foi Itaberaba, na Chapada Diamantina. Itaberaba tinha pouquíssimos casos e nesses últimos dois dias, deu uma explosão de casos e infelizmente três óbitos de ontem [quarta] para hoje [quinta]”, ressalta o governador do estado.
Ele ainda informa que os óbitos não foram computados no boletim da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) e que aguarda o resultado do exame realizado pelo Laboratório Central da Bahia (Lacen-BA). Diante das explosões de casos confirmados no município, o governador manteve contato com o prefeito Ricardo Mascarenhas (PP) para alinhar ações de combate à Covid-19 e de assistência a pessoas com o quadro da síndrome gripal. “Falei hoje [quinta-feira, 14] com o prefeito três vezes durante o dia e já tomamos algumas decisões. Primeiro a UPA [Unidade de Pronto Atendimento 24h] do município ficará dedicada a fazer atendimento exclusivo de [pacientes] com Covid-19. Ele vai mudar a emergência da cidade para onde funcionava uma maternidade [Ana Catarina]”, informa Rui em vídeo.
Além das mudanças assistenciais para o município, Rui Costa anuncia a contratação de um hospital privado da região para a abertura de 20 leitos de UTI para tratamento de casos graves da síndrome respiratória. “Nós do estado estamos contratando um hospital privado, o Hospital da Chapada. A Sesab entrou em contato com o proprietário e está indo uma equipe da Sesab para verificar as instalações, mas já tomamos uma decisão de, se todas as condições forem propícias, nós vamos instalar 20 leitos de UTI em Itaberaba para servir de referência e para dar assistência aos municípios da Chapada Diamantina”, completa o governador. Esses 20 leitos vão somar com mais 10 do Hospital Regional de Seabra (leia aqui). Além disso, o prefeito Ricardo anunciou a compra de uma UTI móvel (veja aqui).
Três óbitos foram registrados no município nas últimas 24h. Dois deles já foram divulgados entre esta quarta (13) e quinta (14). Tratam-se de um paciente de 74 anos, que possuía doenças preexistentes e outro de 79 anos, que apresentava preexistência de diabetes e cardiopatia. Ambos deram entrada na UPA 24h e evoluíram para óbito. Familiares e demais pessoas que mantiveram contato com ambos pacientes estão sendo monitorados. Com o agravamento do número de casos, a prefeitura decretou a suspensão das atividades do comércio a partir desta quinta-feira (14) até a próxima quarta-feira (20). Os serviços essenciais, indispensáveis ao atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade, seguem funcionando.
Jornal da Chapada
Leia também
Projeção do número de infectados na Chapada Diamantina acende alerta sobre número dos leitos de UTI