Diante do aumento do número de vítimas e de contaminação pelo novo coronavírus, as principais autoridades de saúde do Brasil e do mundo passaram a recomendar fortemente o uso de máscaras como mais um elemento de proteção para ajudar a conter o avanço da Covid-19. Pensando nisso, os grupos atendidos pelo Centro Público de Economia Solidária (Cesol) da Chapada Diamantina tomaram a iniciativa e passaram a confeccionar máscaras de proteção, que podem ser adquiras nos municípios chapadeiros.
“O objetivo do Cesol é proporcionar melhorias aos produtos que demonstrem o potencial produtivo da Chapada Diamantina, fortalecendo a economia solidária, incentivando a autogestão, a democracia, a solidariedade, a cooperação, o respeito à natureza e o comércio justo”, aponta a agente técnica Juliana Fionda ao descrever a atuação do centro.
Os grupos de economia solidária atendem nos municípios de Piatã, onde é localizada a sede, Palmeiras, Abaíra, Mucugê, Andaraí e Lençóis. Ao adquirir produtos da economia solidária o comprador contribui para a valorização do comércio local, geração de empregos e a circulação de recursos para a região da Chapada Diamantina.
Jornal da Chapada
Clique na seta ao lado das imagens para saber onde conseguir máscaras nos municípios chapadeiros