O combate à covid-19, doença respiratória causada pelo novo coronavírus, ganha novos leitos para atender a população da Chapada Diamantina. Conforme já noticiado, o governo da Bahia contratou o Hospital da Chapada, unidade privada em Itaberaba, para abrir 40 novos leitos exclusivos para pacientes infectados.
De acordo com nota da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), a informação foi publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (5), com a formalidade da contratação do Hospital da Chapada, com 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 20 clínicos.
O secretário de estado Fábio Vilas-Boas diz que “o governador Rui Costa tem feito um esforço enorme para ampliar e descentralizar o atendimento aos pacientes mais graves com o diagnóstico positivo para covid-19”. A contratação dos 40 novos leitos, por 180 dias, terá um custo estimado de R$ 1.385.142,00 mensais para os cofres públicos estaduais, totalizando R$ 8.310.852,00 ao final do contrato.
A Sesab aponta que “desde o início da pandemia foram abertos mais de 1.900 leitos em toda a Bahia, sendo a maioria no interior”. Agora, Itaberaba e Seabra têm juntos 78 leitos, 25 são de UTI e 53 são clínicos. Itaberaba tem atualmente 69 casos confirmados de covid. E Seabra tem 16 casos positivos.
Jornal da Chapada
Leia também