A direção do Sindicato dos Comerciários de Itaberaba e Região se reuniu com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, e definiu salários base para o biênio 2020/2021. Representado pelo presidente Edvaldo Rodrigues (Edy do Sindicato) e Antônio do Sindicato, a entidade explica o resultado da negociação da assinatura da convenção coletiva de trabalho do setor logístico.
“Os pisos salariais aprovados foram de R$1.060 [um mil e sessenta reais] para as funções de office-boy, carregador, empacotador, entregador, faxineiro e servente, e R$1.070 [um mil e setenta reais] para as demais funções”, informa Antônio do Sindicato em nota enviada ao Jornal da Chapada.
Esse encontro aconteceu na sala de reuniões da loja ‘Discultura’, em Itaberaba, na última sexta-feira (4), e contou com a presença do diretor da CDL, Agnaldo Matos de Lima, além de Ilson Oliveira, assessor jurídico da Câmara, e o empresário Francisco Queiroz, o popular ‘Chiquinho’ da ‘Discultura’. Ele também representou a Federação do Empregadores Lojista do Estado da Bahia.
Segundo o presidente do Sindicato dos Comerciários de Itaberaba e Região, Edy do Sindicato, ainda ficou acordado que quem ganha acima dos pisos estabelecidos terão o reajuste no valor de 2,5%. “Mesmo com a grave crise sanitária e econômica que o país enfrenta, por conta da pandemia, as entidades comerciais se uniram para melhorar o salários dos trabalhadores do comércio do município de Itaberaba e região. A união fará a diferença e venceremos essa crise juntos, ou seja, sindicato e CDL”, conclui Edy.
Depois da reunião, um vídeo passou a circular nas redes sociais da CDL com uma campanha educativa e de conscientização da população itaberabense sobre a flexibilização na abertura do comércio da cidade chapadeira durante a pandemia do novo coronavírus. Além de instruções, as imagens apontam para as ações durante essa crise sanitária. O vídeo pode ser conferido nesta publicação.
Jornal da Chapada