O governador da Bahia, Rui Costa, se manifestou, na tarde desta segunda-feira (8), sobre a divulgação de informações da pandemia do coronavírus. Na última semana, o governo federal decidiu atrasar a publicação do relatório nacional sobre a doença e também passou a omitir dados, como o número de óbitos acumulados por data de notificação e por semana epidemiológica, além do consolidado de casos e o histórico da doença desde o seu começo.
Através de publicação em rede social, Rui Costa falou em transparência na divulgação dos dados e destacou a importância da informação, não o importa quanto os números “sejam tristes”. “O país espera total transparência nos dados da pandemia. É obrigação do governo. A sociedade tem que ser informada sobre os números, não importa o quanto sejam tristes. Isso é uma questão de respeito a todos, principalmente aqueles que sofrem a perda de parentes e amigos”, disse Rui Costa.
O prefeito de Salvador, ACM Neto, também se manifestou sobre o assunto nesta segunda e criticou a omissão dos dados pelo Ministério da Saúde. Segundo o gestor, equipe da prefeitura costuma se reunir todas as noites para traçar os rumos das ações de combate ao coronavírus na capital baiana. Contudo, ele afirma que, desde a última quinta-feira (4), quando o boletim do Ministério da Saúde passou a ser divulgado após as 21h30, o trabalho ficou mais difícil, já que os encontros passaram a acontecer sem ter noção do quadro nacional da Covid-19.
“Acho absurdo que o Brasil discuta a divulgação de dados com as mortes que ocorrem todos os dias. Eu faço, toda noite, uma reunião com 33 pessoas do Núcleo de Coordenação das Ações de Enfrentamento ao Covid-19. A gente começa pela análise dos casos. A gente começa a reunião sem saber os números do Brasil. Isso é um crime, absurdo, inaceitável. E pior, dizendo que a divulgação não vai acontecer para que os jornais não reproduzam os dados. É inaceitável brincar com coisa seríssima. Espero que essa posição seja revista o quanto antes”, reclamou o prefeito.
No domingo (7), o governo anunciou que voltaria a informar seus balanços sobre a doença. Mas mostrou números conflitantes, divulgados no intervalo de poucas horas. Diante da omissão de dados do Ministério da Saúde, o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde, que reúne os gestores dos 26 estados e do Distrito Federal, inaugurou um portal “paralelo” para divulgar os dados da pandemia de coronavírus no país. Segundo a entidade, os dados serão atualizados diariamente às 17h – horário em que os dados são enviados ao Ministério da Saúde para consolidação do boletim nacional. Os dados ficarão disponíveis no site do Conass. As informações são do G1.