Informações publicadas por meios de comunicação da capital apontam que algumas fazendas produtoras de cenoura e cebola, localizadas na região da Chapada Diamantina, foram autuadas por furto de energia. Essa notícia teria partido da assessoria da Coelba. Ao menos 28 irregularidades foram identificadas e a energia recuperada daria para abastecer 4.300 residências por um mês.
Essa fraude foi descoberta depois que clientes fizeram denúncias para a Coelba. Daí, os técnicos da distribuidora fizeram a verificação e comprovaram que os fazendeiros estavam alterando os medidores de energia. Conforme a empresa, os proprietários foram autuados e as irregularidades já foram corrigidas. Para quem não sabe, furtar energia também é crime. A pena pode chegar até a oito anos de prisão.
Além do mais, esse tipo de ação oferece riscos de acidentes graves para a população da região. Para denunciar fraudes e furtos de energia, a pessoa pode entrar em contato com a Coelba, de forma anônima mesmo, no telefone 0800 591 0857, ou pelo site www.coelba.com.br. Ainda tem a opção de enviar um e-mail para [email protected] .
Jornal da Chapada