Para ampliar as medidas de prevenção e conter o avanço do novo coronavírus no distrito do Rumo, a prefeitura de Itaetê, na Chapada Diamantina, publicou decreto com medidas ainda mais rígidas na comunidade. Por meio do novo decreto, até o dia 15 de junho, fica proibida a entrada e saída de veículos do Rumo, com exceção aos prestadores de serviços essenciais como alimentação e saúde.
Os estabelecimentos de serviços essenciais, como padarias, mercados, açougues e farmácias, devem funcionar até às 12 horas, com limite de cinco pessoas e o fechamento dos serviços não essenciais como Bares e Restaurantes permanece, podendo ofertar apenas serviços de ‘delivery’. A obrigatoriedade do uso das máscaras de proteção individual continua.
Segundo a publicação, os estabelecimentos que desobedecerem as regras estarão sujeitos a multas e até mesmo a suspensão do alvará de funcionamento. O Rumo concentra a maior parte do número de casos confirmados da covid-19 no município. Na última segunda (8), mais duas pessoas foram diagnosticadas com a doença, totalizando 45 casos em Itaetê, que permanece inalterado nesta terça (9).
A atuação para conter o vírus continua pela prefeitura de Itaetê. Nesta terça, por exemplo, a rua Marcolino Pina, o Hospital Municipal e as praças 25 de Setembro, José Américo e Matriz foram desinfectadas com cloro para evitar a proliferação. “Além das medidas de higiene de cada pessoa e as suas casas, a lavagem das ruas é uma solução eficaz que ajuda eliminar o vírus da covid-19”, disse o prefeito de Itaetê, Valdes Brito (PT).
O boletim mais recente foi divulgado pela Secretaria de Saúde e mostra que 27 pessoas estão curadas da doença e 18 seguem em recuperação, os chamados casos ativos. No total, 289 testes rápidos já foram realizados e 173 seguem em monitoramento. Com dados de assessoria.
Leia também