Com dois novos casos positivos para covid-19, o prefeito do município de Utinga, na Chapada Diamantina, Joyuson Vieira, emitiu um novo decreto com intuito de conter o avanço da doença infectocontagiosa. A informação dos novos casos confirmados foi divulgada pela Secretaria Saúde do município, juntamente com o Comitê Técnico de Enfrentamento e Combate à Pandemia do novo coronavírus, na última sexta-feira (12).
Ainda segundo informações, os dois pacientes infectados vieram de Salvador para trabalhar na obra de reconstrução da Agência do Banco do Brasil. Por conta disso a Vigilância Epidemiológica reforçou as medidas de prevenção do contagio e o prefeito emitiu um novo decreto.
Entre as recomendações estão as que visam proteção dos feirantes, bem como da população que frequenta as feiras livres. Durante a vigência do novo decreto, só poderão ocorrer aos sábados, domingos e segundas-feiras, além de não poder comercializar produtos como: roupas, eletrodomésticos, cerais, comidas processadas, variedades em geral e bebidas alcoólicas.
Os feirantes também devem seguir os protocolos recomendados pelos órgãos de saúde, que evitam o contagio e a propagação do vírus “como o uso obrigatório da máscara de proteção individual, distanciamento social, cuidados com a higiene, além de disponibilizar produtos em volume, embalados e pesados”.
O decreto ainda “proíbe a entrada de feirantes de outros municípios, com exceção dos que comercializam os produtos da agricultura e da indústria familiar e que residem em povoados próximos [Calobró, Barbados, Duas Barras e Ibiaporã], além de recomendar que os segmentos da população classificados como grupo de risco, evite frequentar a feira livre”, aponta o decreto.
Jornal da Chapada