Um vídeo de uma jiboia supostamente ‘tomando um sol’ em uma praia de Trancoso, em Porto Seguro, no extremo sul do estado, tem sido atração de compartilhamentos e comentários em redes sociais. O perfil que compartilhou diz “a natureza em paz sem a presença do ‘bicho homem’ nos revela essa beleza”. Ele se refere ao período de isolamento social por causa da pandemia do novo coronavírus.
No entanto, este não é o habitat comum da maioria das serpentes. “A jiboia pode ter parado na areia acidentalmente, ou solta no local. Caso seja ‘domesticada’, o que não é legal para um animal silvestre, pode ter sido manipulado para que fosse realizada a filmagem”, aponta a bióloga Juliana Dahora, em entrevista ao Jornal da Chapada nesta quarta-feira (17).
Ela ainda aponta que o réptil é diferente das serpentes venenosas, “ela não apresenta glândulas de veneno, nem dentes inoculadores, mas a recomendação é buscar a ajuda dos órgãos ambientais e sob nenhuma hipótese tocar no animal, caso se esbarre com uma”, finaliza a bióloga.
Jornal da Chapada
Veja vídeo