Cinco óbitos aguardam resultado do Laboratório Central da Bahia (Lacen-Ba), e 14 novos casos de infecção por coronavírus foram notificados nesta segunda-feira (22), no município de Itaberaba, portal de entrada na Chapada Diamantina. De acordo dados do boletim epidemiológico, divulgado pela prefeitura administrada pelo prefeito Ricardo Mascarenhas (PP), o município registra o total de 191 casos, sendo 112 ativos, 67 curados e sete que evoluíram para óbito. Os números apontam para 11 casos suspeitos e cinco óbitos que estão sob investigação.
Para conter o vírus, a prefeitura local tem realizado operações na zona rural para evitar a proliferação (veja aqui). As equipes de saúde já registraram, também, 191 casos descartados, 200 estão em monitoramento e um total de 1.231 testes foram realizados. No mapeamento por localidade, 27 bairros estão na lista de casos ativos. ‘Independente‘, registra 18 casos, seguido por ‘Vida Nova Itaberaba’, com 13, ‘Barro Vermelho’ com 10 casos, ‘Oriente’ com nove, ‘Centro’ tem seis e ‘São João’, ‘Escurinha’ e ‘Roda Viva’ com cinco casos ativos cada.
Os demais bairros possuem entre um a quatro casos. Durante as datas que tradicionalmente comemoram o São João, 23 e 24, a prefeitura montará uma operação especial para fiscalizar o cumprimento das medidas estipuladas no decreto e rondas para combater aglomerações. A gestão até colocou bonecos de enfermeiro e médico na entrada da cidade para sinalizar os cuidados para o período junino. As ações são no intuito de conter e prevenir a contaminação pelo novo coronavírus. A prefeitura disponibiliza o serviço ‘Disk Covid’ por meio do número (75) 99230-6900.
Jornal da Chapada