Sobe para 12 o número de óbitos no município de Itaberaba, considerado o portal de entrada da Chapada Diamantina. O Boletim epidemiológico do novo coronavírus, publicado nesta quinta-feira (25) pela Secretaria de Saúde, informa que o município registra 11 casos suspeitos, 236 casos confirmados, sendo 135 casos ativos, além de 89 pacientes curados e 12 óbitos decorrentes da doença infectocontagiosa covid-19.
Diante do aumento de número de casos, o prefeito Ricardo Mascarenhas (PP) anunciou o ‘lockdown’ e ‘toque de recolher’ (veja aqui), medidas decretadas pelo gestor, respaldadas nos conselhos científicos, para tentar conter o avanço da pandemia e que passam a valer a partir desta sexta-feira (26).
O prefeito Ricardo teve o reforço do governador Rui Costa (PT), que anunciou a as medidas para a imprensa estadual nesta quinta-feira (25). “Estamos atuando em todo o estado, focando nos municípios com taxa acima da média do estado. Hoje estamos no município de Juazeiro. Hoje funciona o toque de recolher na cidade, além de outras medidas restritivas. Ontem à noite falei com o prefeito de Itaberaba. A partir de amanhã também instituiremos o toque de recolher”, disse o petista.
Itaberaba já realizou 1.335 testes, sendo 1.106 testes rápidos e 229 exames laboratoriais. Agora são 199 casos que já foram descartados e 195 casos estão em monitoramento pela equipe de Saúde. A circulação do vírus, que havia diminuído, também aumentou nas últimas horas, tanto na sede, quanto na zona rural, com registro de um novo caso na localidade rural de ‘Volta do Rio’. Antes, o vírus circulava em 27 bairros, hoje, circula em 31 bairros da cidade chapadeira.
Os bairros são ‘Independente’, que registra 14 casos, em seguida vem ‘Vida Nova Itaberaba‘, com 12 casos, ‘Barro Vermelho’ e ‘Centro‘ com 11 casos, ‘Oriente’ com 10 casos, ‘São João’ e ‘Caititu’ com sete casos cada, ‘Derba’ e ‘Loteamento Bahia’ com seis cada. ‘Roda Viva’, ‘Escurinha’ e ‘Loteamento Beira-Rio’ enfrentam cinco casos cada um . Os demais bairros possuem entre um a quatro registros da covid-19.
Jornal da Chapada
Leia também