A noite da última sexta-feira (26) foi a primeira após decreto de ‘lockdown’ e ‘toque de recolher’ no município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina. E as ações para conter a pandemia do novo coronavírus teve a participação direta da Polícia Militar da Bahia, que faz parte do grupo que fiscaliza o cumprimento do decreto (veja aqui).
O tenente-coronel Marcelo Pinto, comandante do Batalhão de Polícia Militar de Itaberaba (11ºBPM), órgão pertencente ao orgânico do Comando de Policiamento Regional (CPR) da Chapada Diamantina, juntamente com o capitão PM Michel Franklin, realizaram rondas pela cidade, apoiando as ações sanitárias dos representantes da Secretaria Municipal de Saúde, Vigilância Sanitária e Superintendência de Trânsito (SMTT), da administração do prefeito Ricardo Mascarenhas (PP).
“Acho muito importante o apoio da Polícia Militar, que vem atuando ativamente nas ações de combate à covid-19 em nossa cidade, tanto nas fiscalizações das barreiras sanitárias, quanto na divulgação de medidas restritivas e em apoio à Vigilância Sanitária do município”, diz um morador de Itaberaba em redes sociais.
Outro internauta ressalta a presença dos oficiais nas rondas. Ele diz “que inibe a resistência dos teimosos, dos infratores sanitários, ou seja, daqueles que ainda não entenderam a gravidade da situação, dessa emergência de saúde, onde a colaboração de toda sociedade vai fazer a diferença”.
Nessa primeira ronda, o comandante Marcelo Pinto visitou as barreiras sanitárias, dando apoio aos policiais militares e aos profissionais de saúde, que estão trabalhando na linha de frente de combate à doença infectocontagiosa covid-19, que inclusive, já matou 12 pessoas em Itaberaba.
Jornal da Chapada