O secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, informou que o aumento considerável de casos de covid-19 aconteceu por uma falha na base de dados do sistema que contabiliza os exames positivos. A informação foi dada na manhã desta segunda-feira (29) para o Jornal da Manhã (Rede Bahia).
A Bahia registrou nos últimos dois dias 12 mil novos casos da doença infectocontagiosa. De acordo com o secretário, os municípios notificam os casos da doença à pasta estadual, mas no final das contas acabam não confirmando os resultados dos exames feitos pelo Lacen-BA.
“Nós desenvolvemos um sistema e, há cerca de um mês, fizemos um ajuste nas bases de dados comparando os notificados ao nosso sistema com aqueles que deram positivos e que estavam nas bases de dados do Lacen. Nós limpamos grande parte desses casos. Agora, definimos que, passado 24 horas, se os casos não forem confirmados [pelos municípios], vamos confirmá-los automaticamente, de modo que eles não fiquem durante semanas apenas como casos notificados”, explicou Fábio.
Conforme apontou o secretário, o número de curados é, atualmente, superior ao de casos ativos no estado. O boletim do último domingo apontava 43.072 pessoas que se recuperaram da doença, enquanto 23.675 seguem infectadas. Outros 1.748 não resistiram e morreram em decorrência da covid-19.
Mesmo com o número de curados acima do de casos ativos, Vilas-Boas mantém o sinal de alerta ligado para alguns municípios, principalmente aqueles que flexibilizaram as atividades comerciais. Com dados dos sites G1 e Muita Informação.
O aumento do número de casos confirmados nos últimos dois dias deve-se à decisão da Diretoria de Vig. Epidemiológica (Divep) de não aguardar mais a validação dos municípios, que estavam demorando até 30 dias, com casos acumulados, constando apenas como “notificados”. pic.twitter.com/GWadwzEXVX
— Fábio Vilas-Boas (@fabiovboas) June 29, 2020