O prefeito de Barra da Estiva, na Chapada Diamantina, João Machado Ribeiro (PTB), o popular ‘João de Didi’, tem sido alvo de denúncias em relação a gastos públicos e aglomerações em plena pandemia do novo coronavírus. Desta vez, a acusação partiu do deputado estadual Marquinho Viana (PSB), durante sessão virtual da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) na última segunda-feira (29).
Conforme matéria divulgada em veículos de comunicação da capital e do interior, o parlamentar acusa o prefeito de desviar recursos destinados ao combate da covid-19 “para benefício próprio, com o intuito de garantir mais um mandato nas eleições deste ano”. Ele aponta que João de Didi estaria “utilizando a verba para alugar veículos e contratar pessoas com a finalidade conseguir votos para a reeleição”.
“Estamos atentos, acompanhando todo e qualquer desvio de recursos, e prontos para denunciar ao Ministério Público. É impossível concordar que a população fique à revelia nesta pandemia, com os gestores utilizando os recursos públicos para interesses eleitoreiros”, diz Marquinho Viana em sessão que discutiu a renovação do decreto de calamidade pública para os municípios até 30 de dezembro.
A mãe do deputado estadual Marquinho Viana, Ana Lúcia Aguiar Viana, é ex-prefeita de Barra da Estiva e ensaia uma pré-candidatura este ano. Algumas fontes consultadas pelo Jornal da Chapada apontam que o crescimento de denúncias contra o prefeito ‘João de Didi’ se deve a isso. Até o fechamento desta matéria, a reportagem entrou em contato direto com o atual gestor na tentativa de esclarecer as acusações. No entanto, não obteve êxito, as ligações vão direto para a caixa de mensagem.
Jornal da Chapada