A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a realização de testas para uma nova vacina contra a covid-19, produzida pela empresa chinesa Sinovac Biotech. De acordo com o órgão, nove mil pessoas dos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná, além do Distrito Federal, farão parte do ensaio clínico.
O estudo foi aprovado pela Agência e se refere à fase III da testagem, controlado com placebo. Segundo a Anvisa, antes da autorização, foram analisadas as fases anteriores de teste da vacina, com estudos não-clínicos em animais, cujos resultados demonstraram que a vacina apresenta segurança aceitável.
A fase clínica, com estudos realizados em seres humanos, serve para validar a relação de eficácia e segurança do medicamento e também para validar nvoas indicações terapêuticas.
Este será o segundo teste de vacina contra o novo coronavírus, realizado no Brasil. O primeiro foi desenvolvido pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, e tem sido feito em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), com participação do grupo farmacêutico Astrazeneca. Como a vacina de Oxford está em fase mais avançada de testes, caso seja aprovada, há possibilidade de ser distribuída para a população ainda em 2020.