Com obras previstas para o final de julho, o município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, ganhará primeiro ‘canil’ e ‘gatil’ para animais de rua. A iniciativa é da prefeitura administrada pelo prefeito Ricardo Mascarenhas (PP), por meio da Procuradoria-geral do Município (PGM) e em parceria com o setor privado. Conforme informações de assessoria, o projeto conta, por exemplo, com espaço especial para banho e cuidados, além da regulamentação do projeto ‘Cão Comunitário’.
Além disso, a ação propõe uma política de castração, assim como a atualização da legislação que pune o abandono e os maus-tratos de animais. A estrutura será construída no espaço do Horto Florestal Municipal, dando, desse modo, realidade a uma necessidade antiga do município chapadeiro. “Segundo estimativas de ativistas da causa animal, devem existir cerca de 10 mil animais abandonados em Itaberaba, dentre cães, gatos, cavalos e outros animais”, diz nota de assessoria.
A novidade foi anunciada pelo prefeito Ricardo em suas redes sociais, na última segunda-feira (20). “A semana já começa com uma grande novidade. Itaberaba vai ganhar um ‘canil’ e ‘gatil’ para acolher os animais abandonados. Graças a uma parceria entre a prefeitura de Itaberaba e a ‘Só Pássaros’, conseguiremos realizar o sonho de construir um espaço apropriado para os cães e gatos em situação de rua. O espaço será construído na área do Horto Florestal e as obras já terão início no fim deste mês”, aponta o gestor.
Ainda segundo informações, além da parceria com a iniciativa privada local, Itaberaba mantém diálogos com o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV-BA). O CRMV-BA, dessa forma, é responsável pelo registro de projetos que envolvam ações educativas para a guarda responsável de cães e gatos. Da mesma forma, a esterilização (castração) com a finalidade de controle populacional dessas espécies. Jornal da Chapada com informações de assessoria.