Ainda com crescimento acelerado de casos de covid-19 e com cerca de mil novas mortes registradas diariamente, o povo brasileiro está deixando a quarentena de lado. Em todos os estados houve aumento de ao menos 30% na circulação de pessoas entre março e julho, segundo dados apurados pelo Google.
No Amazonas, a movimentação chegou a subir 93% em quatro meses: foi de uma queda de 45% da movimentação em locais de trabalho em março para uma redução de apenas 3% na semana passada, ou seja, agora está praticamente igual ao período anterior à pandemia.
O aumento de circulação ocorre num momento em que o Amapá é o único estado com ritmo desacelerado de contágio, indicava na última sexta-feira, 24 de julho, o Monitor de Aceleração da Covid-19 no Brasil, do Jornal Folha de São Paulo.
Especialistas ouvidos pela reportagem da Folha afirmam que o retorno de movimentação pode fazer com que os estados e o país permaneçam por mais tempo com números elevados de novos casos e de óbitos.
Além do Amazonas, Maranhão, Pará, Tocantins e Mato Grosso do Sul também estão agora com o movimento em locais de trabalho próximos aos patamares registrados antes da pandemia.