Mais 10 novos casos de covid-19 em 24h foram registrados e o número total de infectados sobe para 1.220 no município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina. Dentre os positivos, 301 estão ativos, 890 estão curados e 29 pacientes evoluíram para óbito. Os dados estão no boletim desta segunda-feira (17) divulgado pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), da Coordenação de Vigilância em Saúde e da Câmara Técnica (CT) de enfrentamento da pandemia.
Itaberaba tem ainda 237 casos suspeitos e foram realizados mais de 5,3 mil testes, entre rápidos e laboratoriais, e 538 pessoas seguem em monitoramento. Por localidade, 32 bairros e cinco regiões rurais estão na lista com casos ativos de covid-19. O ‘Centro’ e ‘Caititu’ seguem com 25 positivos. Em seguida tem, com 24, ‘Oriente’. ‘São João’, 22, ‘Loteamento Bahia’, 20 e ‘Barro Vermelho’ com 19 casos ativos. As cinco comunidades rurais com casos ativos: ‘Região dos Patos’, ‘Santa Quitéria’, ‘Região do Campo de Avião’, ‘Região do Km 8’ e ‘Região do Lajedo Coberto’. Todos com um caso cada.
E os números da taxa de ocupação de leitos clínicos e de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) no município chapadeiro, mostram, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), que dos 20 leitos ativos de UTIs, oito estão ocupados, o que corresponde a 40% do total. Agora, dos 20 leitos clínicos, três estão ocupados atualmente, ou 10% do total. A taxa de ocupação geral chega à média de 25%.
Novo decreto
A prefeitura de Itaberaba publicou, na manhã desta segunda-feira (17), um decreto de número 151/2020 que retoma o funcionamento regular do comércio. Além disso, a medida também definiu o protocolo de abertura do comércio noturno, considerando dados epidemiológicos que apontam para o aumento de pessoas curadas. Da mesma forma, a estabilização das taxas de ocupação de leitos clínicos e de UTI também contribuíram para a decisão.
Sendo assim, o comércio retomou com as atividades nesta segunda. Os estabelecimento estão autorizados a funcionar dentro dos horários comerciais padrões de acordo com as diretrizes estabelecidas por cada ramo de atividade. Entretanto, o comércio noturno volta a funcionar com o seu horário limitado até às 23h, conforme o protocolo de abertura constante no decreto, segundo texto publicado pela assessoria.
Jornal da Chapada