Um casal de turistas franceses desapareceram na trilha do Riachinho, no Vale do Capão, em Palmeiras, na Chapada Diamantina, uma das principais regiões turísticas da Bahia, no último sábado (22). A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros, responsável pelo resgate do corpo, que ocorreu na última segunda-feira (24). Um deles foi encontrado morto e outra foi resgatada com vida (leia aqui).
Conforme apuração do portal G1, com informações do Corpo de Bombeiros. O casal estava na região há cerca de seis meses e teria sido orientado, inicialmente, por um guia, que conduziu eles até determinado ponto da trilha. Depois, o casal seguiu sozinho. Informações iniciais apontam que as vítimas caíram de uma parte alta da trilha.
Como demoraram para aparecer, o guia então acionou ajuda e, com outros guias, conseguiu encontrar a mulher ainda no sábado. Ela foi levada para o Hospital Regional da Chapada, em Seabra, que fica a cerca de 36 quilômetros de Palmeiras. Ela está bem, mas segue internada e com previsão de transferência para Salvador, conforme publicação do G1.
O homem foi encontrado na segunda-feira (24), sem vida (veja aqui). Equipes do 11° Grupamento de Bombeiros Militar (11°GBM de Itaberaba) e do 2° SGBM de Lençóis resgataram o corpo do turista morto. Guias da Associação de Condutores de Visitantes do Vale do Capão (ACV-VC) também participaram da operação. O corpo do homem foi encaminhado para uma unidade do Departamento de Polícia Técnica e entregue à Polícia Civil para os procedimentos legais.
Por meio de nota, a Secretaria de Meio Ambiente de Palmeiras lamentou a morte do turista. Informou ainda que os parques da região estão fechados, devido ao isolamento social necessário diante da pandemia do novo coronavírus. Segundo a pasta, “os turistas invadiram o parque Riachinho, onde ocorreu o acidente”. Jornal da Chapada com dados do G1.
Leia também