A região da Chapada Diamantina, que tem o turismo como um dos principais impulsores de sua economia, está retomando as atividades que foram suspensas devido à pandemia do novo coronavírus. Com base nisso, o Sebrae de Irecê, na Chapada Velha, criou o projeto ‘Reconecta Chapada Diamantina‘, visando apoiar empresários locais em relação aos protocolos de saúde e segurança que precisam ser adotados, além de contribuir para o desenvolvimento de um novo cenário do turismo local.
O ‘Reconecta Chapada‘, lançado em julho deste ano, tem o objetivo de realizar encontros setoriais coletivos on-line, assessoria técnica individualizada e ações para inteligência de mercado junto aos segmentos de bares, restaurante e similares, meios de hospedagem, agências de receptivo e atrativos privados. Além disso, 30 empresas receberão atendimentos individuais mensais, até o mês de dezembro, para elaboração de uma matriz de desempenho que resultará em um plano de ação empresarial individual, com orientações sobre os protocolos de biossegurança.
Já os encontros coletivos serão a oferecido a 90 empresas com o intuito de possibilitar a integração regional. Até o momento, já foram discutidos temas relacionados aos protocolos de biossegurança e marketing. Ainda serão abordados aspectos estratégicos financeiros em tempos de pandemia, sustentabilidade, inteligência de mercado, liderança e gestão de pessoas e sistema de gestão da segurança.
Para a diretora do veículo jornalístico Guia Turístico Chapada Diamantina, Branca Pires, a participação no ‘Reconecta Chapada Diamantina’ remete ao que o próprio nome significa uma reconexão. “O projeto nos possibilita acessar as informações necessárias para que a gente retome as atividades turísticas com assertividade e principalmente com integração. Reconectou tudo, como diz o próprio nome do projeto”.
A analista do Sebrae em Seabra, Michelle Nonato, explica que também consta na proposta do projeto Reconecta a preparação das empresas para conquistar os selos que garantem a saúde dos viajantes em seus destinos turísticos, são eles: ‘Turismo Responsável’, do Ministério do Turismo, e o selo de segurança global, ‘Safe Travels’, concedido pelo ‘World Travel & Tourism Council’ (WTTC).
“Tanto os atendimentos individuais, quanto os encontros coletivos, têm sido bastante produtivos e estão proporcionando uma reconexão entre as empresas neste momento de incertezas. Esse também é um momento para apoiar a promoção estratégica da Chapada Diamantina, frente à retomada do turismo”, aponta Michelle.
Para ter acesso a mais conteúdos, siga o perfil @sebraebahia nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, Youtube, Linkedin, e faça parte do canal no Telegram, que pode ser acessado pelo link. Jornal da Chapada com informações da Agência Sebrae de Notícias.