Bombeiros e brigadistas lutam para conter vários focos de incêndio no oeste da Bahia, onde o clima está bastante seco e quente, o que dificulta as ações no combate às chamas. As regiões de Barra, Morpará e Barreiras são as mais afetadas. Na cidade de Barra, o fogo está na fase final de monitoramento. As queimadas começaram no dia 15 de setembro, agora os bombeiros seguem para prevenir o surgimento de novos focos.
Em atualização, a assessoria do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM-BA) comentou sobre o incêndio florestal em Barra. “Nesta quinta-feira [8], as equipes vão retornar ao último ponto de fumaça identificado, para verificar a situação. Segundo dados do Climatempo, a temperatura para esta quinta deve chegar a 39°C e a intensidade do vento em torno de 25 km/h”, disse a assessoria do Corpo de Bombeiros.
Nesta quarta-feira (7) bombeiros militares foram deslocados para atuarem no incêndio em Morpará, após identificação de novos focos pelos pilotos dos aviões airtractor no dia anterior. pic.twitter.com/z3Dbmmo23N
— Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (@cbmba193) October 7, 2020
As queimadas da região de Barra chegaram ao limite de Morpará, que também segue com equipes dos bombeiros em combate aos focos. O povoado de Quixaba é um dos mais afetados. No início da noite da última quarta-feira (7), os bombeiros identificaram e combateram um foco de incêndio próximo à sede do município de Morpará. Nesta quinta (8), os militares vão retornar para as proximidades do povoado de Quixaba, onde também verificaram focos de incêndio no dia anterior.
Em Barreiras, o fogo segue queimando uma área extensa de cerrado, sendo estimulado pelos fortes ventos. Durante a quarta (7), o combate impediu que as chamas avançassem em direção a um complexo de produção de energia solar, na Serra da Bandeira, em Barreiras. Os militares atuaram em três localidades distintas. Nesta quinta, eles retornam à área atingida para verificar a situação após o combate do dia anterior.
Jornal da Chapada