CidadesCuriosidadesEsportesMenu PrincipalTop
Trending

#Bahia: Forte chuva alaga Irecê, deixa famílias desalojadas e campanha de solidariedade arrecada donativos

O prefeito diz que “as chuvas vieram numa proporção não imaginada e hoje estamos vivenciando um dos maiores temporais da história de Irecê”.

O município de Irecê, na Chapada Velha, amanheceu com muitos transtornos causados pelas fortes chuvas que atingem a região. Ruas alagadas, residências invadidas pela água, além de muitas famílias resalojadas. E o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), indicou, até a tarde desta terça-feira (3), 135mm de registros pluviômetros.

Conforme relatos em vídeos e fotos, a água da chuva invadiu casas, estabelecimentos comerciais, até mesmo parte da delegacia e do Hospital Regional. Provocou prejuízos para proprietários de residências, comércios e arrastou carros pelas ruas, deixando os veículos quase submersos.

Moradores registraram o volume de 150mm no pluviômetro da região central da cidade, em intervalo de aproximadamente uma hora, 70mm foi o indicado pelo aparelho. O temporal ainda desalojou parte da população, dando origem a campanha solidária protagonizada pelo prefetito de Irecê, Elmo Vaz (PSB) de ação emergencial para ajudar as famílias, fazendo apelo também aos cidadãos que puderem colaborar.

Informações em redes sociais trazem cartazes da campanha pedindo doações de roupas, colchões, lençóis que podem ser deixadas nos pontos estratégicos, Colégio Odete, localizado na Praça da Bíblia, Creche do bairro Silva Pereira, Escola ACM no Recanto das Árvores, inicialmente. O prefeito, segundo informações, disse que “as chuvas vieram numa proporção não imaginada e hoje estamos vivenciando um dos maiores temporais da história de Irecê”.

O governador Rui Costa (PT), por meio de nota em redes sociais declarada apoio e determina a Defesa Civil assegure a população. “Minha solidariedade aos moradores de Irecê, que foi atingida por fortes chuvas nesta segunda. Ontem [segunda] determinei que a Defesa Civil fosse à região ainda na madrugada de hoje para verificar a situação e assegurar todo o apoio necessário à população”, escreveu em sua conta no Twitter.

Segundo o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a chuva segue castigando a região nesta terça-feira (3). A temperatura máxima chegou a 26°C e mínima de 21°C. Irecê deve ter chuvas até a próxima quinta-feira (5),tem 90% de probabilidade.

Em matéria do Jornal da Chapada, as fortes chuvas seguem na região da Chapada Diamantina, desde os últimos dias (​veja aqui). Desde o dia 1°C de novembro, a chuva na região vem provocando prejuízos em cidades do estado da Bahia, após uma zona de convergência do Atlântico Sul formar-se, trazendo chuva para grande parte do estado (veja aqui). Jornal da Chapada com informações da Agência Sertões.

Leia também

#Chapada: Fotógrafo morador de Lençóis registra momento exato quando raio atravessou o céu da cidade

#Chapada: Morador de Boa Vista do Tupim também registra momento exato de raios e trovões na região; veja vídeo

Etiquetas

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios