No mês de campanha dedicada aos homens e que chama a atenção para a importância da prevenção do câncer de próstata, a candidata à prefeitura de Nova Redenção, na Chapada Diamantina, Guilma Soares (PT), evidência um marco importante para as mulheres. Nesta terça-feira (3) é celebrado uma das maiores conquistas para as mulheres, o direito ao voto.
Quando instituído em 1930, o voto ainda era cheio de restrições, sendo apenas para mulheres casadas e com autorização do marido, solteiras com renda própria ou viúvas, tornando-se de fato amplo e irrestrito só em 1934. Para Guilma, lembrar a data é lembrar da luta diária das mulheres na conquista de seus espaços de direito.
“Um direito conquistado há quase 90 anos. Por causa dessa conquista, vemos cada vez mais mulheres conquistarem o seu espaço merecido na política, não só como eleitoras, mas também como representantes do seu povo”, aponta Guilma Soares, que é a única mulher prefeita da região da Chapada Diamantina.
O direito ao voto feminino foi conquistado no Brasil antes da maioria dos países latino-americanos. Hoje mulheres podem ser candidatas e participar ativamente da política, tendo inclusive elegido uma mulher para a presidência da República. Guilma vai para as urnas no dia 15 de novembro com Rodrigo Ribeiro (PP) na vice.
Jornal da Chapada