A capela da Soledade, localizada no parque que leva o mesmo nome, em Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, foi arrombada por vândalos na manhã deste sábado (26). Conforme informações publicadas por blogs da região, o santuário não sofreu danos irreparáveis.
A capela abriga a imagem de Nossa Senhora da Soledade e túmulos de personalidades, como o do Coronel Dias Coelho. O espaço tem sido destaque de abaixo-assinado para preservação do local, pois o patrimônio arquitetônico e cultural é alvo de vendas de lotes em frente à capela e do casarão, residência do Coronel Dias Coelho.
A ação tem o intuito de tombamento e desapropriação para utilidade pública. Segundo o historiador Moiseis de Oliveira Sampaio, o notável Coronel Francisco Dias Coelho era negro e o único em seu tempo a se tornar comandante da 174ª Brigada de Infantaria da Guarda Nacional, e décimo homem mais rico da Bahia.
“O que lhe torna peculiar é a sua origem, netos de escravos, filho de uma família negra no sertão da Bahia, que para fugir da indigência foi adotado por um pequeno comerciante local”, destaca o historiador em uma petição on-line (veja aqui) para preservação do parque.
Jornal da Chapada