Diagnosticado com covid-19 em 7 de dezembro, o prefeito reeleito de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, Herzem Gusmão (MDB), foi transferido em transporte aéreo para o Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, no último sábado (26) para dar continuidade ao tratamento e a reabilitação da doença.
Em nota, a prefeitura de Vitória da Conquista informou que o prefeito evoluiu com complicações decorrentes da doença devido à presença de doenças pulmonares preexistentes. Ainda segundo o texto, Gusmão passará por tratamento de reabilitação pulmonar.
“O prefeito Herzem Gusmão sai do período de isolamento para covid-19 depois de 20 dias. Encontra-se confiante, com quadro estável, com boa performance hemodinâmica, recuperando a função pulmonar após pneumonia secundária, em ventilação espontânea com necessidade de oxigênio suplementar, sem qualquer disfunção orgânica”, afirmou boletim médico do hospital Samur, onde o gestor estava internado.
Gusmão foi internado em 18 de dezembro na unidade do Samur em Vitória da Conquista após apresentar complicações pulmonares e apresentar necessidade de uso de oxigênio. Nos primeiros dias da doença, o prefeito seguiu em tratamento domiciliar. As informações são do Correio 24h.