Avaliando os boletins epidemiológicos de três municípios do sul da Chapada Diamantina, como Ibicoara, Barra da Estiva e Ituaçu pode ser observado como tem se comportado a evolução de casos e óbitos pelo novo coronavírus na região.
Os três são geograficamente próximos e possuem populações estimadas em pouco mais de 19 mil para Ibicoara e Ituaçu, e mais de 20 mil para Barra da Estiva, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A avaliação compreende os dados disponibilizados pelas prefeituras do período de 14 a 29 de dezembro, o equivalente a 15 dias. Em Ibicoara, o número de óbitos é nove vezes maior que Barra da Estiva, registrando nove casos de mortes por complicações da doença infectocontagiosa.
Em Ituaçu, o quadro é similar pois já registra seis mortes por covid-19. Em contrapartida, Barra da Estiva registrou em 15 dias um aumento de 216 casos confirmados, o que representa uma média de 14 notificações por dia de pessoas que contraíram o vírus. Já Ituaçu apresentou um aumento de 161 casos dentro do período verificado.
Sobre o número de positivados nas últimas 24h, por meio de gráfico disponibilizado no site da prefeitura de Barra da Estiva é possível observar os picos em 15 de dezembro com 29 casos, em 18 de dezembro com 35 e dia 22 de dezembro batendo 30 pessoas com o vírus.
Apesar de um registro significativo de óbitos em Ibicoara, no período avaliado o município somou 31 positivados elevando o número para 444. Até a última terça-feira (29), Ituaçu e Barra da Estiva apresentavam 559 e 772 confirmados respectivamente.
Jornal da Chapada