A programação da tradicional Festa de Senhor dos Passos foi alterada devido à pandemia da covid-19 em Lençóis, na Chapada Diamantina. O evento em homenagem ao padroeiro dos garimpeiros é realizado anualmente no município. Na última segunda-feira (18), a prefeitura divulgou informações da reunião promovida pela Secretaria de Turismo e Cultura de Lençóis (Sectur), no dia 14 de janeiro, onde a reestruturação foi debatida.
Durante a reunião, também foi discutido o processo de patrimonialização do festejo. Conforme dados, a programação precisou ser alterada para garantir a segurança em saúde e evitar aumentos de novos casos de covid-19. “Devido à pandemia, toda a programação dos festejos pelo Santo precisou ser alterada e, assim sendo, ficou acordado entre as entidades a necessidade absoluta de evitar aglomerações devido à crise sanitária pela qual o país passa”, aponta nota de assessoria publicada em redes sociais.
Ainda segundo informações, nos próximos dias, a gestão municipal fará um comunicado oficial com a programação de atividades que inclui transmissão ao vivo das missas, por exemplo. No encontro, estiveram presentes a secretária de Turismo e Cultura, Laura Garcia, e a diretora de Turismo, Aracely Dourado. Representando o Escritório Técnico do Iphan em Lençóis estavam as servidoras Paula Cardoso e Maria Paula Adinolfi, representando a Sociedade União dos Mineiros (SUM), Henrique Lima, e o pároco de Lençóis, padre Pedro.
Tradição
A festa se inicia com a lavagem das escadarias da Igreja de Nosso Senhor dos Passos pelas Baianas, com água de cheiro e flores, no dia 23, seguida pelo período de novena e com sua culminância na missa solene e procissão de Nosso Senhor dos Passos pelas ruas do centro histórico, no dia 2 de fevereiro. Ela termina com a bênção aos garimpeiros na Sociedade União dos Mineiros, no dia 3 de fevereiro.
Jornal da Chapada