A Faculdade AGES de Jacobina realizou a entrega de 33 monitores multi-paramétricos no valor de R$645 mil para a prefeitura do município da Chapada Norte. Os equipamentos serão utilizados no Hospital Regional. O prefeito Tiago Dias (PCdoB) e a vice-prefeita e secretária Katia Cristina Alves De Souza (Kátia da Saúde) receberam os monitores da diretora da AGES de Jacobina, Elaine Rodrigues, e do coordenador do curso de Medicina, Alexandre Fonseca Santos.
“É um importante investimento para a saúde pública garantir mais saúde em todo município”, enfatizou o prefeito. O repasse é feito através do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (Coapes), e o total de recursos já destinados pela Ages para o município ultrapassa R$3 milhões em obras e equipamentos de saúde. Já foram entregues materiais como respiradores, fundamentais no tratamento da covid-19, desfibriladores, camas hospitalares, mesas cirúrgicas e lavadoras hospitalares para desinfecção de instrumentos cirúrgicos.
“A existência do Coapes e dos repasses que a instituição faz ao município são importantes em dois sentidos: primeiro porque impacta positivamente no desenvolvimento do serviço de saúde da cidade e segundo porque estrutura espaços que serão importantes para as práticas dos nossos alunos, como hospitais e unidades de saúde. Ou seja, fortalece o curso de medicina e a cidade de Jacobina, que passam a se desenvolver juntos”, pontua a diretora Elaine.
O contrato que prevê o repasse de 10% da receita da faculdade foi assinado em 2017. Nele está previsto a oferta da rede municipal de saúde como campo de prática para estudantes de graduação ou residência, com o objetivo de qualificar a inserção do estudante na rede e a integração ensino e serviço.