A prefeitura de Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, publicou na última quarta-feira (27) em perfil de rede social, imagens que mostram o momento exato em que animais silvestres foram resgatados dentro de uma residência no município. Segundo informações, a ação da polícia militar, junto com a Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Saneamento Básico (Semarh), ocorreu após denúncia de maus-tratos no bairro da ‘Caixa D’água’.
As pessoas denunciadas não foram encontradas no local, mas o papagaio e o mico foram encontrados dentro de duas gaiolas sujas e os animais silvestres sem comida. Os fiscais de meio ambiente da Semarh e o assistente de fiscalização e licenciamento apuram o caso. No mesmo dia do ocorrido, a prefeitura publicou um vídeo libertando os animais e os devolvendo ao habitat natural.
“Vamos cuidar da nossa fauna”, diz a prefeitura em nota, lembrando que “matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida, é crime e a pena pode chegar a detenção de seis meses a um ano, além de multa”, de acordo com a lei de crimes ambientais.
Após análise da saúde dos animais pelos biólogos e veterinários da Enel, os animais foram devolvidos à natureza com segurança onde estarão com demais da sua espécie e com alimento adequado. A fiscalização está sob sigilo, para não interferir no trabalho dos fiscais em andamento. A Semarh informa ainda que caso saiba de algum crime ambiental, ligue para o Disque Denúncia da Secretaria de Meio Ambiente. Contato para denúncia é (74) 3653-1318.
Jornal da Chapada