Mais 50 casos positivos para covid-19 foram localizados em 24h no município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina. Os dados estão no boletim epidemiológico publicado nesta quarta-feira pela prefeitura administrada pelo prefeito Ricardo Mascarenhas (PP). Atualmente, o número de casos ativos é de 311, ou seja, pessoas que estão se recuperando da doença infectocontagiosa.
No processo de vacinação, do total de 1.349 doses recebidas pelo município chapadeiro para o plano imunização, a gestão já vacinou 1.109 pessoas contra o novo coronavírus, que já matou mais de 225 mil pessoas no país, 57 delas em Itaberaba. O número de casos curados da doença soma 3.320 e 3.688 pessoas já foram contaminadas desde o início da pandemia. Até o momento, 506 pessoas recém-chegadas na cidade, que tiveram contato com infectados ou suspeitos, seguem monitoradas. São 195 com suspeita de ter contraído o vírus
Já foram realizados 12.733 mil testagens para detectar a presença do vírus no paciente. Sobre os casos nos bairros da zona urbana, ‘Centro’ registra 36 infectados, ‘Jardim das Palmeiras’ com 33 pessoas contaminadas, ‘São João’ com 28 e ‘Caititu’ com 27. Na zona rural do município, três localidades são identificadas, ‘Salinas’ com o maior número, quatro casos de covid, seguido de ‘Guaribas’ e ‘Cajás’ com um caso em cada.
Das taxas de ocupação, a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) está com 80% das vagas preenchidas, sendo 16 ocupadas e quatro disponíveis, dos 20 leitos clínicos, 25% estão em uso, com 15 disponíveis e cinco ocupados. A Secretaria de Saúde de Itaberaba ressalta que o uso de máscaras de proteção, higiene das mãos, e o distanciamento social são imprescindíveis no combate ao novo coronavírus.
Jornal da Chapada