A Justiça decidiu colocar os 16 cães da raça shih-tzu, resgatados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), em julho do ano passado, para adoção, nesta quinta-feira (4). Os animais foram resgatados, durante uma abordagem da PRF na BR-242, em Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina. Sessenta e seis cães da raça foram resgatados por maus-tratos e estado de saúde comprometido. Eles (os cães), estavam aglomerados em caixas plásticas no porta malas do veículo que os transportava.
À época, o condutor de 56 anos disse à polícia que tinha intenção de comercializar os animais na capital baiana, e nas cidades de Recife e em Petrolina, ambos em Pernambuco. “Para participar do processo de seleção de adoção, os interessados devem atender aos requisitos do processo seletivo aberto pela ONG [Organização Não Governamental], Instituto Patruska Barreiro Arca de Noé”, diz a PRF em nota.
Para conseguir adotar um cão, o interessado deve ter maioridade civil, deverá ser aprovado em entrevista psicossocial, apresentar comprovante de residência, documento com foto, a família residente na mesma casa do interessado, deve concordar com a adoção, além da taxa de castração e vacinação do animal, obrigatória, de R$710.
Quem adotar um cãozinho deverá, também, informar mensalmente sobre o quadro de saúde do animal, aponta a nota sobre o processo seletivo para adoção. Quase metade dos cães resgatados no ano passado não resistiram aos maus tratos e morrem em menos de dois meses, enquanto estavam sendo acompanhados na Unidade Intensiva de Tratamento (UTI) (lembre aqui).
Jornal da Chapada