Avançam em ritmo acelerado as obras de implantação da hemodinâmica no Hospital do Oeste, em Barreiras, com mais de 95% das intervenções concluídas e previsão de inauguração em abril. A informação é do secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, que visitou as obras na tarde desta quinta-feira (11) e se reuniu com os 37 secretários municipais de saúde da macrorregião Oeste para apresentar a estrutura e serviços disponíveis da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).
“Com a inauguração do serviço de hemodinâmica, procedimentos relacionados à cardiologia intervencionista, a exemplo angioplastia, cateterismo e implante de marca-passo serão realizados sem a necessidade de transferência do paciente para Salvador, impedindo assim, o agravamento do estado clínico do paciente. Também será possível fazer angiografia cerebral, embolização e atividades relacionadas à radiologia intervencionista periférica”, explica Vilas-Boas.
Na oportunidade, o secretário aplicou a vacina contra a covid-19 em Dulce Medeiros Paiva Borges, de 81 anos, e disse estar “muito feliz por trazer mais uma dose de esperança para a população do Oeste”, e que “finalmente a pandemia está começando a estabilizar e a vacina vai nos tirar do sufoco”.
O Hospital do Oeste é referência para cerca de 1 milhão de habitantes e outra boa notícia é a ampliação do serviço oncológico, inclusive, com radiologia, além de novas UTIs. “Ao término das obras, a unidade terá 65 leitos de UTI, duplicando, portanto, a capacidade de atendimento aos pacientes graves e com o acelerador linear, equipamento utilizado no tratamento radioterápico, teremos a capacidade para realizar 43 mil sessões de radioterapia por ano”, afirma o secretário da Saúde da Bahia.
Outra boa notícia é a licitação da Casa da Gestante, Bebê e Puérpera do Hospital do Oeste que ocorrerá neste mês. É mais uma ação de fortalecimento da rede materno-infantil, ao possibilitar que a mãe e o bebê tenham os cuidados necessários em uma unidade hospitalar, mas sem a necessidade de monitoramento constante. Será construída uma estrutura com quartos e banheiros individuais que, simultaneamente, permitem racionalizar os leitos de alto risco e oferecem um ambiente mais acolhedor para as gestantes, puérperas e recém-nascidos.
Covid-19
No encontro com os 37 gestores municipais de Saúde, Vilas-Boas falou sobre o cenário epidemiológico da covid-19 na região e a necessidade de avançar rapidamente com a vacinação. “A macrorregião já vacinou mais de 18 mil pessoas, o que corresponde a 78,7% das doses disponíveis para os municípios. É um número bom, mas é preciso acelerar a imunização, pois a partir da próxima segunda-feira (15) toda a Bahia iniciará a vacinação da segunda dose”, ressalta o secretário.
Na região estão disponíveis 118 leitos exclusivos para o atendimento a pacientes com o diagnóstico de coronavírus, sendo 45 leitos de UTI, cuja taxa de ocupação é de 40%. O titular da pasta estadual da Saúde solicitou ainda um empenho adicional dos gestores para sensibilizar a população e reforçar o uso de máscara, distanciamento social e higienização frequente das mãos, pois se faz necessário evitar a doença e não apenas abrir mais leitos para garantir a assistência. As informações são de assessoria.