O número de casos ativos de covid-19 está zerado no município de Ibiquera, na Chapada Diamantina. Com isso, a gestão do prefeito Ivan Almeida (PP) tem seguido o plano de vacinação e criado meios de melhorar os serviços para a população. Esta semana, a prefeitura lançou o vacinômetro e entregou uniformes para as equipes de serviços gerais. As ações contaram com a participação direta da secretária de Saúde, Janai Mota, e com o corpo de servidores da pasta municipal.
A entrega dos uniformes aconteceu na última sexta-feira (12) durante reunião com o grupo de servidores. “A iniciativa deste uniforme é, primeiramente, valorizar o servidor perante a comunidade, identificando-os, pois são eles os facilitadores desse trabalho. Uniformizar é padronizar o serviço”, destaca a secretária Janai. A prefeitura de Ibiquera continua com ações para conter o vírus na região.
O plano de vacinação, por exemplo, agora conta com o vacinômetro, que atualiza a população a respeito das doses de imunizantes que já foram aplicadas. “Das 100 recebidas, todas foram aplicadas, 50 em profissionais de saúde e 50 em idosos acima de 80 anos. A nossa gestão tem criado meios de deixar transparente todo e qualquer serviço ligado à pandemia”, aponta o prefeito Ivan Almeida.
Ainda de acordo com o gestor chapadeiro, é de fundamental importância a continuação das ações voltadas para a minimizar os efeitos econômicos e sociais que a crise sanitária gerou nos municípios. “Temos que manter os cuidados para segurança de nossa população, principalmente os idosos, mulheres e povos tradicionais. Estamos zerados de casos de covid e vamos continuar trabalhando para que menos pessoas sejam afetadas por essa doença”, completa o progressista.
Casos zerados
Ibiquera segue com o número de casos ativos de covid-19 zerado. O município já registrou 73 infectados desde o começo da pandemia. Nos dados atualizados pela prefeitura e pela Secretaria de Saúde neste sábado (13), 72 pessoas venceram a doença infectocontagiosa e uma faleceu por decorrência de complicações causadas pelo coronavírus. Atualmente, 11 pessoas estão com suspeita de contaminação. As equipes de saúde monitoram 12 pacientes. A gestão municipal ainda defende o uso de máscaras e que aglomerações sejam evitadas.
Jornal da Chapada