A gestão do município de Piatã, na Chapada Diamantina, atualizou e divulgou detalhes dos dois óbitos em decorrência da infecção de covid-19 registrados no mesmo dia. A Secretaria de Saúde apresentou os dados do boletim epidemiológico da última sexta-feira (12), onde o número total de óbitos chegou a 11. A prefeitura, administrada pelo prefeito Marcos Paulo Azevedo (PDT), informou que as vítimas fatais são duas idosas que sofriam de comorbidades.
“O 11º óbito trata-se de uma paciente idosa de 91 anos, com histórico de diabetes e hipertensão e estava internada em Salvador, onde veio a óbito, no último dia 10″, aponta nota de assessoria. A outra vítima também era idosa, de 71 anos, com histórico de doença hepática. A mulher foi atendida e internada no Hospital Municipal de Piatã, no dia 31 de janeiro, e, no dia 5 de fevereiro, foi transferida para o Hospital Regional da Chapada, em Seabra, onde ocorreu o óbito, quatro dias depois, conforme as informações divulgadas.
No quadro epidemiológico, a prefeitura contabiliza 743 pessoas já confirmadas com o vírus, desde o início da pandemia, 32 estão com o vírus ativo e 700 pacientes estão recuperados da doença. Dos casos monitorados, o boletim identificou 61 casos e 29 são suspeitos, aguardando resultado de exames. Do total de confirmados, durante a crise sanitária, 304 tiveram exames via testes rápidos e 180 por Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), 11 exames clínicos epidemiológicos e 248 particulares.
Dos resultados positivos, do total de 2.119 testes, 1.667 foram realizados através de testes rápidos e 272 por Lacen. Dos resultados negativos, 1.363 foram via testes rápidos e 272 via laboratório. No mapeamento por localidade, o quadro apresenta que ‘Cabrália’ computa 13 ativos, seguido da sede com 12 casos e ‘Inúbia’ com sete pessoas contaminadas.
Jornal da Chapada