Responsabilidade social, violência contra a mulher, natureza e pandemia serão temas de apresentações de artistas da Chapada Diamantina e demais regiões na ‘Mostra Caravana Teatro Itinerante Virtual’. O evento marca os 13 anos de existência do movimento artístico e cultural no interior da Bahia. Por conta da pandemia da covid-19, as atividades ocorrem 100% no mundo virtual. Serão transmitidas ao vivo através da plataforma virtual no YouTube de 19 a 21 de fevereiro.
O projeto que conta com apresentações de espetáculos teatrais passou por várias cidades no estado, e em 43 edições encantou apreciadores da arte cênica, como educadores e estudantes. Os grupos de artistas são de municípios como Bonito, Seabra, Wagner, Utinga, Baixa Grande, Iraquara, Ourolândia, Morro do Chapéu, Andaraí, Itaetê e Jacobina. Além de Senhor do Bonfim, Souto Soares, Salvador, São Gabriel, Santo Estevão, Ponto Novo, e Simão Dias em Sergipe. Cada grupo artístico estará em sua cidade natal transmitindo a peça pelo YouTube.
“Esse projeto sai do interior para o mundo com a ajuda da tecnologia, por isso estaremos alcançando espaços nunca imaginados. Contará com 15 espetáculos teatrais, além de poesia, dança, música e oficinas disponíveis gratuitamente, durante esses três dias, na comodidade das casas de baianas e baianos. Uma oportunidade também para conhecer a cultura de várias cidades do estado e de Sergipe”, explica a coordenadora do projeto financiado pela ‘Lei Aldir Blanc’, Helen Carregosa.
Além disso, peças infantis darão a leveza ao final de semana da família que poderão apreciar a arte e sentir esperança de dias melhores. “Estamos empenhados em levar arte para casas de pessoas que nunca foram ao circo. Uma das peças infantis será a magia do circo e tudo que envolve o lúdico. A programação será contínua, ou seja, começa às 18h até que todos os espetáculos sejam apresentados. Por isso, pedimos aos pais e mães que façam um balde de pipoca para rir conosco”, pontua Carregosa.
O evento nasceu na cidade de Bonito e conta com a apresentações de artes autorais idealizadas por centenas de artistas e apreciadas por mais de 20 mil espectadores. Além das peças teatrais gratuitas que já rodaram 20 cidades; poesia, dança, música e oficinas compõem a programação do evento realizado por artistas da Chapada Diamantina, da capital baiana e do estado de Sergipe. O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), via ‘Lei Aldir Blanc’, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, do governo federal.
Jornal da Chapada