A ansiedade já está chegando ao final e Itaberaba está próxima de inaugurar a Policlínica Regional da Chapada. A declaração, em forma de desabafo, foi feita nas redes sociais do prefeito Ricardo Mascarenhas (PP), na última terça-feira (8). Em sua postagem, Ricardo Mascarenhas afirma que o projeto “agora é real”. Imagem divulgada pelo gestor mostra a instalação da fachada com o nome do equipamento público. Ricardo ressalta que foi um dos melhores projetos de sua gestão.
“Hoje foi colocado o nome Policlínica Regional de Saúde. Um dos melhores projetos em política pública de saúde está agora dentro de casa”, diz o gestor. Com previsão de entrega para o mês de maio à população da Chapada Diamantina, a Policlínica Regional chega para reforçar o Sistema Única de Saúde (SUS) e ampliar o atendimento a exames de média e alto complexidade. A unidade será administrada por um consórcio entre os municípios da região.
“Muitos passaram e não lutaram, não se preocupavam, não se importavam, não se incomodavam com a dor do outro, de precisar de uma ressonância magnética, que é um exame muito caro e o cidadão mais carente não ter dinheiro para pagar. Foi duro ouvir isso de quem mais precisa”, frisa o gestor.
Ricardo ainda revela, que duvidaram da realização de seus projetos, mas aponta que está contando os dias para o funcionamento da policlínica. “Prometi na eleição de 2016, falavam que estava sonhando alto demais, falavam que eu também não iria trazer o Hospital Regional de volta. Confesso, nada disso foi fácil, foi muito trabalho, muita articulação, muitas viagens. Não poderia deitar hoje sem desabafar o quanto lutamos, e claro, dizer da minha felicidade em ver essa obra quase finalizada. Estou contando os dias”, completa.
O projeto da Policlínica Regional de Saúde da Chapada foi criado em julho de 2019 por iniciativa de prefeitos da região e levado ao governador pelo gestor Ricardo Mascarenhas. A unidade dispõe de salas de atendimento ambulatorial, apoio diagnóstico e terapia (raio x, ultrassonografia, tomografia, mamografia, ressonância magnética, endoscopia, ergometria, eletrocardiograma, ecocardiograma, eletroencefalograma), sala para tratamento de diabéticos e coletas laboratoriais, além de sala para procedimentos ambulatoriais, apoio técnico, logístico e muito mais.
Jornal da Chapada