O número de internações no município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, voltou a subir. Dentre os 20 leitos existentes de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), nenhum está disponível e a taxa de ocupação dos leitos clínicos aumentou para 60%. Mais oito novos casos foram identificados em 24h. Os dados foram divulgados na manhã desta quarta-feira (10) pela Secretaria de Saúde do município (Sesau), consolidados até as 17h da última terça-feira (9).
Desde o início da pandemia, o município já acumulou um total de 4.263 casos confirmados da doença. Desses, 3.925 pessoas estão recuperadas, 273 pacientes estão com o vírus ativo e o número de casos fatais, decorrentes da doença infectocontagiosa, é 65. Outras 91 pessoas aguardam resultados de exames e 364 seguem em monitoramento.
No mapeamento de casos ativos por localidade, os bairros com maiores números de contaminados por covid, na zona urbana, permanecem sendo o ‘Centro’ e ‘São João’, respectivamente, com 49 e 28 registros de pessoas infectadas. Na zona rural, há a ocorrência de um caso por localidade na ‘Região do Mandu’ e ‘Região da BR-242’ e dois casos na ‘Região de Testa Branca’.
Mais de 13,8 mil testes já foram realizados no município chapadeiro. Uma remessa de mais 770 doses de imunizantes contra covid-19 chegaram em Itaberaba nesta quarta e, conforme dados da Sesau e da equipe de Vigilância Epidemiológica, de 3.594 doses da vacina já foram aplicadas. Em nota, a prefeitura anunciou que “seguimos na primeira fase do Plano Municipal de Vacinação e, à medida que novas doses chegam, estamos ampliando a faixa etária do público imunizado”.
Jornal da Chapada