Sobe para 67 o número de óbitos por complicações da covid-19 no município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina. Os dados constam no boletim epidemiológico desta sexta-feira (12). Outras 33 pessoas com diagnóstico positivo foram identificadas por meio de exames nas últimas 24h e a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) sofreu uma redução de 5%, saindo de 100% para 95%. Os dados foram consolidados até as 17h da última quinta-feira (11).
Desde o inicio da pandemia, Itaberaba acumula 4.318 confirmados para a doença infectocontagiosa. Desses, 310 estão em recuperação e 67 pacientes evoluíram para óbito. O número de recuperados se mantém estável e registra 3.941. Pessoas recém-chegadas ou que tiveram contato com suspeitos ou confirmados somam 407, enquadradas com suspeita são 97 e mais de 13,9 mil testes já foram realizados.
O mapeamento que identifica casos ativos por localidade indica que o bairro ‘Centro’ apresenta 54 casos e ‘São João’ diminui os ativos para 28 em recuperação. Na zona rural, o quadro mostra três localidades com pessoas infectadas: ‘Região do Parque de Exposição’ com um caso, ’Testa Branca’ com dois e ‘Região da Formosa’ com três ativos.
O processo de vacinação contra a covid continua em Itaberaba e, na última quinta (11), contemplou os idosos de 75 a 79 anos. “Na luta contra o coronavírus, cada pequena vitória é importante. E, ontem [quinta], iniciamos a vacinação nos idosos de 75 a 79 anos, com as doses que chegaram nesta semana”, reforça o prefeito Ricardo Mascarenhas (PP).
Para o gestor chapadeiro, é preciso intensificar a imunização. “Infelizmente a quantidade de doses ainda não é suficiente para a imunização de todos os idosos com essa faixa etária, mas eu tenho muita fé de que, com a chegada de um número maior de vacinas, logo concluiremos a imunização desse público. Com muito trabalho, determinação e esperança, vamos vencer a pandemia”, completa Ricardo.
Jornal da Chapada