A data magna de Itaberaba é dia 26 de março, mas as homenagens já começaram. Isso porque um livro com histórias do município portal de entrada da Chapada Diamantina será lançado na semana de celebração. Uma ‘live’ no Instagram deve marcar o lançamento da publicação. O livro é organizado por Antonio Marcos de Almeida Ribeiro e reúne conhecimentos sobre a região.
Itaberaba foi fundado em 1877 e está prestes a completar 144 anos. Em contato com o Jornal da Chapada, o organizador da obra literária diz que os textos são de historiadores. “Esse livro é uma iniciativa de um grupo de historiadores que estudam em suas pesquisas em Itaberaba. Há um ano nos reunimos, via online, e estabelecemos fazer a obra. Receberemos essa semana a versão impressa. E não temos data de lançamento, que possivelmente será via ‘live’ no Instagram do livro que criamos”.
A obra apresenta 12 artigos com resultados de pesquisas na graduação e pós-graduação que tomaram o município de Itaberaba como objeto de investigação, são abordados aos aspectos da historicidade do município para quem deseja conhecer mais sobre a história e a historiografia da Bahia. Também há uma reflexão com base em estudos historiográficos desvendando o passado muito presente nas relações cotidianas.
O livro evidencia uma identidade itaberabense. Os temas reunidos versam sobre memória, indígenas locais, emancipação política, educação, festas, gênero, seca, modernização, feira livre, dentre outros. O grupo de historiadores que construiu os textos é formado por egressos do curso de licenciatura em História da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), campus treze.
Jornal da Chapada