O Jornal da Chapada foi procurado por André Muinhos, guia de turismo da Chapada Diamantina, que vem sendo alvo de diversas ‘fake news’ (notícias falsas), disseminadas contra ele por meio de grupos do WhatsApp e perfis do Instagram. De acordo com André, o responsável pelas notícias falsas é o seu ex-chefe, dono de uma empresa que gerencia passeios no estado de Alagoas.
O guia de turismo relatou que sofreu um acidente de trabalho e não teve nenhuma assistência da empresa na qual trabalhava. Ele pisou em uma pedra quando fazia uma decida de rapel e teve fratura na fíbula. “O dono da empresa, que estava comigo na hora do acidente, me levou até um posto de gasolina e foi embora, eu pude ligar e meu pai que foi me buscar e me levou para o hospital para fazer um Raio-X. Ficou comprovado a fratura, precisei fazer duas cirurgias e a empresa não me deu nada, nem anador”, declara André.
Ainda conforme o profissional, o dono da empresa foi processado por danos morais e trabalhistas, perdeu o processo em primeira instância e a dívida chega a aproximadamente o valor de R$42 mil. Segundo André, a empresa nunca arcou com nada desde 2012 e o ex-chefe se recusa a pagar a dívida processual.
“Ele mandou diversas mensagens para alguns perfis da Chapada Diamantina, dizendo que eu pulei da ponte e que eu sou irresponsável, tentando difamar a minha imagem”, descreve. As notícias falsas a respeito do guia estão sendo compartilhadas por um perfil falso chamado ‘Escalada Alagoas’. Lembrando que fake news é crime, se receber alguma notícia falsa sobre o caso não compartilhe e avise às autoridades.
Jornal da Chapada