Na atualização dos dados pandêmicos desta terça-feira (23), o município de Marcionílio Souza, na Chapada Diamantina, aponta para apenas dois casos ativos da doença covid-19. Ambos os pacientes são de comunidades rurais, um em Queimadinha, e outro em Rancho Nevada. Desde o começo da pandemia, 358 pessoas já foram infectadas, sendo que desse número 348 já foram curados e oito evoluíram para óbito.
Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância em Saúde, que atualizam o boletim epidemiológico diariamente. Também existem oito casos suspeitos e 21 pessoas que estão em monitoramento. “Continuamos aguardando os resultados dos exames e seguindo os protocolos e recomendações preconizados pelo Ministério da Saúde, Organização Mundial de Saúde e Secretaria de Saúde do Estado da Bahia”, aponta a prefeitura em rede social.
Conforme as informações, a gestão do prefeito Hermínio José Mercês, o popular ‘Corró’ (PP), descreve que esse “é um dos momentos mais críticos da pandemia. Respeite os decretos municipais e estaduais. Faça sua parte, se sair de casa use máscara, lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel com frequência, mantenha um distanciamento de dois metros entre as pessoas e evite aglomerações”, completa a nota.
A prefeitura de Marcionílio Souza continua com o plano de vacinação dos grupos prioritários e atua para agilizar a vacina dos idosos a partir de 75 anos. Ações coletivas são realizadas em equipe, como a que aconteceu no final de semana com atendimento no domicílio dos idosos acamados.
“Aqueles que foram de carro receberam a dose de forma rápida sem a necessidade de esperar. Informamos que as unidades de saúde continuam fazendo o agendamento prévio através do Agente Comunitário de Saúde. Se ficou algum idoso na faixa etária de 75 a 79 anos sem se vacinar, procure o mais breve possível a sua Estratégia de Saúde da Família”, completa nota a gestão municipal.
Jornal da Chapada