O primeiro ‘Mutirão do Glaucoma’ do ano foi realizado na tarde da última quinta-feira (25) pela prefeitura de Ibiquera, na Chapada Diamantina. A ação foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde com atendimento destinado aos pacientes que já fazem acompanhamento na rede de saúde. Os pacientes foram avaliados e passaram por uma consulta oftalmológica. Após a verificação da pressão intraocular, receberam os colírios para a continuidade do tratamento do glaucoma.
Os atendimentos foram realizado pela equipe de Adriana Cunha e acompanhados pela secretária de Saúde do munícipio, Janai Mota, que ressaltou a importância da realização de atividades institucionais como o mutirão. “Sabemos o quanto é danosa essa patologia para a nossa população, por isso temos grande satisfação em continuar oferecendo esse serviço em nossa gestão”, declara Mota.
Essa ação seguiu com todos os protocolos de segurança contra a covid-19, no qual os pacientes foram orientados sobre o uso obrigatório da máscara, higienização das mãos e receberam máscaras das mãos da secretária de Saúde, da psicóloga, da nutricionista e da enfermeira da Unidade de Saúde no Centro.
Dados pandêmicos
De acordo com o boletim epidemiológico desta sexta-feira (26), Ibiquera aponta para cinco casos ativos de covid-19. Os dados apontaram também que quatro pessoas se recuperaram da doença e sobe para 105 o número total de pacientes curados no município, dos 112 já contaminados.
Em decorrência dos casos que foram confirmadas nesta sexta, o número de suspeitos foi reduzido para 13. E 30 pessoas estão em isolamento domiciliar sendo monitoradas pela equipe de saúde de Ibiquera. O boletim não registrou novos óbitos e o número se mantém em dois casos de pacientes que resistiram as complicações decorrentes da covid.
Foram contabilizados 247 resultados via Laboratório Central de Saúde Publica (Lacen), sendo 148 negativos e 99 positivos. Já os testes rápidos realizados no município estão contabilizados em 265 ao total, 255 negativos e apenas 10 positivos.
Jornal da Chapada