Uma técnica de enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde de Rio do Pires, na Chapada Diamantina, foi afastada do cargo, após fingir aplicar uma dose da vacina contra a covid-19 em um idosa. O caso aconteceu na Comunidade de Contagem, zona rural do município, e foi registrado em vídeo, que viralizou nas redes sociais.
A servidora, que não obteve a identidade revelada, ajeita o braço da idosa, limpa a área de aplicação e insere a agulha no braço da idosa, mas não injeta o líquido na aplicação. Após alguns segundos, ela imuniza corretamente um idoso.
A Secretaria de Saúde de Rio dos Pires tomou conhecimento do fato na noite de quarta-feira (24) e informou que nunca havia recebido nenhuma reclamação sobre o trabalho desempenhado pela técnica de enfermagem.
O prefeito do município, Vânio de Gildásio (PP), disse que ela é contratada pelo município há cerca de sete anos e atribuiu o caso a uma “desatenção” e que a seringa com o líquido foi encontrada no lixo, junto com as outras já utilizadas.
“Eu conheço essa profissional há mais de 15 anos. O que aconteceu foi uma falha humana. Ela não agiu de má fé. A gente já achou a seringa com o líquido imunizante junto com as demais seringas. Foi uma desatenção e, infelizmente vamos precisar demitir a profissional”, disse o prefeito.
A gestão municipal afirmou que além do afastamento imediato da técnica de enfermagem, também abriu um procedimento administrativo para investigar o ocorrido.
Além disso, uma equipe de saúde também foi enviada à região de Contagem para, corretamente, vacinar a idosa que não foi imunizada no dia anterior. “Uma equipe [foi enviada à] residência da idosa para de fato realizar a vacinação da mesma garantindo sua imunização”, informa a prefeitura, por meio de nota nas redes sociais.
Jornal da Chapada