O sanfoneiro Antônio dos Santos, mais conhecido por ‘Tonhe Vermelho’ ou ‘Tonhão da Acordeon’, faleceu na manhã desta segunda-feira (5), após não resistir a luta contra o câncer de intestino em hospital do município de Conceição do Coité. O falecimento do músico foi confirmado por amigos e familiares.
“Recebo, agora pela manhã, uma notícia muito triste. Foi para o lado do pai meu amigo, companheiro ‘Tonhão da Acordeon’, exímio sanfoneiro, um dos últimos da sanfona de verdade. Tocador de pé de bode. Bom pai, bom amigo. Lamentável, vá em paz meu irmão. A sua sanfona vai ficar soando em nossos corações e memória. Nossos sentimentos à toda família”, lamenta o ex-prefeito de Nova Redenção, Ivan Soares.
E era Ivan que encabeçava a organização de uma ‘live’ solidária que seria realizada no dia 16 de abril, em prol de arrecadações para custeio dos tratamentos do sanfoneiro. No entanto, nesta segunda, chegou a notícia de seu falecimento.
Na ‘live’, músicos e forrozeiros como Ivan Soares, Verlando Gomes, da Banda Flor Serena, Bibi da Viola, Gilton Della Cella, Maviael Mello, Nenen do Acordeon, Luizinho Calixto, Fábio Paes, Hugo Luna e Beto Hortis estariam presentes para ajudar o amigo. O músico Enok Virgulino também ficou de confirmar a presença.
A prefeitura de Nova Redenção também emitiu nota de pesar pelo falecimento de ‘Tonhão da Acordeon’. O sanfoneiro era atração certa em eventos festivos da administração da prefeita Guilma Soares (PT) durante o calendário anual de atrações antes da pandemia começar. O sepultamento do músico será no município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina.
Jornal da Chapada