Em comemoração ao marco de um ano de publicação contínua, a Apoena, folheto didático de ensino de filosofia, promovido por professores da Chapada Diamantina, uma ‘Live-Lançamento’ será realizada com o tema ‘Filosofia e Educação’, nesta sexta-feira (30), às 19h, por meio das plataformas do YouTube e Facebook do Curso de Filosofia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Essa ‘live’ consiste em um evento online e bimensal, no qual se lança uma nova edição da Apoena. Esta edição contará com a fala do professor e doutor Ricardo Henrique de Andrade, da UFRB.
“Com a ‘Live-lançamento’, esperamos atrair a atenção dos estudantes para a filosofia, seus temas e problemas, demonstrando que o saber filosófico é parte integrante das nossas vidas, desmistificando a ideia de que Filosofia seja algo difícil ou fora do alcance”, pontua, em nota divulgada por assessoria. O folheto é uma iniciativa de professores (as) de Filosofia da rede estadual da Educação básica da Bahia, espalhados pelo território da Chapada, Núcleo Territorial de Educação 03 – Seabra.
Dentre as participações no evento estarão: Alan de Moraes, professor da rede estadual, que trabalha em Seabra; Daniele de Paula, assessora jurídica do Folheto, de Iraquara; Nelson Sant’Ana, professor da rede estadual, que trabalha em Itaetê e Uilson Bittencourt, professor da rede estadual, em Morro do Chapéu. Todos esses professores participantes integram o Editorial do Folheto, produzindo/avaliando bimensalmente o conteúdo que é divulgado.
A ‘live’ contará com a mediação do professor da rede estadual, Kleber Chaves, que trabalha em Barra da Estiva e é editor responsável pelo Folheto. Já a direção da ‘live’ será comandada pelo professor da UFRB, Rafael Ferreira. Além disso, o evento é destinado aos estudantes da rede estadual de Educação Básica e de outras séries, aos professores, inclusive da área de Filosofia e Humanidades, e por fim, aos interessados pela filosofia e pela vida.
Segundo os participantes, o folheto sempre se propôs “a levar adiante o ensino de Filosofia, em linguagem acessível e por meio dinâmico, de modo a manter algum nível de contato dos estudantes com o tema, mesmo no difícil contexto da Pandemia”. Eles contam que os resultados foram bastante positivos, inclusive de “outros públicos, que não [são] exclusivamente os alunos (as) dos professores (as) envolvidos, e começaram a se entusiasmar com a iniciativa”, completa, em nota.
Jornal da Chapada