As belezas naturais e histórias da Chapada Diamantina foram destaques do programa de tevê francês ‘LE20H’ (às 20h), o jornal das 20 horas do canal privado ‘TF1’. A edição especial foi ao ar no último sábado (24) e contou um pouco da história da região chapadeira, trazendo diversos personagens, como o guia turístico Cérzar Solon ou o ‘garimpeiro Sinho’, como é conhecido.
Por meio da reportagem, intitulada ‘À la découverte du parc national de la Chapada Diamantina, un joyau du Brésil’ [Conhecendo o Parque Nacional da Chapada, uma Joia do Brasil], a produção do programa buscou contar aos seus telespectadores detalhes por trás da formação da Chapada Diamantina e a cerca de suas florestas e rochas semelhantes ao oeste selvagem que escondem tesouros, riquezas naturais enterradas nas profundezas das cavernas.
A reportagem ressalta o fato de que antes de se tornarem piscinas naturais, as cavernas da Chapada Diamantina eram exploradas por garimpeiros. A repórter Josêphine Devambéz declarou, em sua fala, que é difícil de imaginar a enorme história de exploração por trás desse cartão postal. Ela visitou, por exemplo, a Fazenda Pratinha, que fica em Iraquara, município conhecido por suas cavernas pouco exploradas.
Outro ponto que o programa francês trouxe na reportagem foi o fato da extração dessas pedras preciosas está proibida na região, no entanto ainda existem alguns garimpeiros que ainda escavam o fundo dos rios. Como o garimpeiro que eles entrevistaram identificado como ‘Sinho’, que afirmou que devido à experiência, ele acredita que metade dos diamantes ainda não foram encontrados na Chapada.
Jornal da Chapada