Pesquisa Datafolha sobre as eleições de 2022 divulgada nesta quarta-feira (12) confirma o favoritismo do ex-presidente Lula na corrida pelo Palácio do Planalto. Com seus direitos políticos restabelecidos, caso o pleito fosse hoje, o petista terminaria o primeiro turno em primeiro lugar com ampla vantagem e derrotaria Jair Bolsonaro no segundo turno.
Segundo o estudo, Lula tem 41% das intenções de voto, que representa quase a soma de das intenções de voto de todos os seus possíveis adversários. Em segundo lugar, o presidente Bolsonaro figura com 23%. Bem abaixo dele aparecem o ex-juiz Sérgio Moro, com 7%, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 6% e o apresentador de televisão Luciano Huck, com 4%.
Fecham a lista o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que soma 3%, o ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM), com 2%, e João Amoêdo (Novo), também com 2%. Brancos e nulos somam 9%, enquanto 4% dos entrevistados não sabem em quem vão votar ou não responderam.
Na simulação de segundo turno, Lula venceria Jair Bolsonaro, segundo o Datafolha, com 55%, contra 32% do atual presidente. O Datafolha ouviu 2.071 pessoas de todo o país entre os dias 11 e 12 de maio. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. A redação é do site da Revista Fórum.