Ressignificar a experiência do turista que visita Lençóis, na Chapada Diamantina, por meio de um mapeamento de atrativos naturais e culturais, que praticamente não fazem parte dos roteiros convencionais, apesar de estarem muito próximos da cidade. Esse é o foco do projeto da Secretaria Municipal de Turismo com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente iniciado na última quinta-feira (13).
Acompanhada de uma equipe técnica, a secretária de Turismo Laura Garcia visitou trechos do Parque da Muritiba como as ‘Tocas’ usadas por antigos garimpeiros que guardam características físicas e históricas do lugar. Essa visita coletou informações para a construção de um inventário que pode ampliar a experiência do turista na cidade chapadeira.
De acordo com dados de assessoria, enviados ao Jornal da Chapada, a intenção é possibilitar a imersão na cultura histórica local, ao tempo que oferece mais opções de passeios, o que pode fazer com que o turista permaneça mais tempo na cidade.
Laura Garcia diz que Lençóis possui muitos outros atrativos que ainda não são explorados de maneira sustentável. “Além dos atrativos naturais mais procurados como Serrano, Ribeirão e Cachoeira do Sossego, existem diversas possibilidades de roteiros que unem história, arte e natureza como grandes potenciais turísticos”, conta a titular.
O projeto em andamento pela prefeitura de Lençóis, administrada pela prefeita Vanessa Senna (PSD), inclui experiências na rota do garimpo como a área das antigas ‘Dragas’, vivências com o ‘Jarê’ e resgate de arte local, como a renda de bilro.
Jornal da Chapada