Um médico responsável pelo Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, em Irecê, na Chapada Diamantina, se recusou, na noite da última segunda-feira (24), a receber um paciente da cidade de Jacobina, Chapada Norte, embora a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) tivesse autorizado a transferência. A vítima é um homem, que sofreu um acidente na BR-324.
Segundo informações do motorista da ambulância de Jacobina, a vítima está com uma fratura exposta na perna e foi socorrida inicialmente no Hospital Municipal Antônio Teixeira Sobrinho (HMATS), em Jacobina. No entanto, após o nome do paciente ter sido lançado no sistema de regulação da Sesab, e ter sido constatado que havia vaga, foi liberada a transferência dele para o Hospital Regional de Irecê.
Mas mesmo após duas viagens se dirigindo ao hospital, entre as cidades que possuem cerca de 198 quilômetros, e inúmeras tentativas, o médico de plantão se recusou por diversas vezes receber o paciente, que por sua vez, precisou retornar para Jacobina.
“Por duas viagens se dirigindo ao hospital e o médico que está aqui no plantão hoje se nega a receber o paciente. Segundo ele, diz que a questão de não receber o paciente é porque falta leito. Mas se houve a liberação do paciente via regulação, certamente esse leito está disponível pra ele”, questiona o condutor, citando a regularização do paciente – de número 2993935.
“É uma vergonha o que a saúde pública vem fazendo hoje com as pessoas, pagando tantos impostos. Entra político, sai político, a gente busca melhora, mas infelizmente vivemos reféns do Sistema Único de Saúde (..) É lamentável, mas é a realidade que estamos sobrevivendo na saúde da nossa Bahia, infelizmente”, lamentou.
O motorista relatou que iria retornar para Jacobina, pois não iria “ficar com um paciente dentro de uma ambulância na porta do hospital”.
Nota do Hospital Regional de Irecê
Por meio de nota divulgada nesta terça-feira (25), a direção do Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, em Irecê, afirmou que o paciente, identificado como Erenilton do Santos Gomes, foi recebido pela equipe médica do hospital no domingo (23), por volta das 22h, sendo prestados os primeiros atendimentos pelo ortopedista de plantão na unidade.
Ele, conforme a nota, foi vítima de um acidente de motocicleta e apresentava fratura exposta de tíbia e fíbula, ossos localizados abaixo do joelho. Além disso, foi constatado que ele precisava de uma intervenção cirúrgica para contenção da fratura, que segundo o Hospital, não poderia ser oferecida, pois no momento não havia vaga disponível para a cirurgia, em razão da alta taxa de ocupação hospitalar.
“Logo após os procedimentos no Hospital Regional de Irecê, o paciente foi então contrareferenciado para a unidade de origem, em Jacobina”, pontua.
“Contudo, após surgir uma vaga, o paciente retornou ao Hospital Regional de Irecê, onde foi admitido e teve sua cirurgia programada para esta terça-feira (25)”, finaliza a nota, acrescentando que o rapaz foi operado por volta das 12h45 e passa bem. Jornal da Chapada com informações de Jacobina Notícias.