O município de Piatã, na Chapada Diamantina, anunciou um novo decreto de enfrentamento à covid-19, que entrou em vigor desde a última terça-feira (25) e segue até o próximo dia 3 de junho. Segundo o prefeito Marcos Paulo (PDT), foi preciso reforçar os cuidados com a atualização do decreto. “Todas as ações que tomamos são baseadas em aspectos técnicos”, diz o gestor, solicitando cooperação da população para seguir as recomendações das autoridades sanitárias.
O secretário municipal de Saúde, Igor Teles, ressalta que vem realizando com empenho um trabalho para diminuir a curva da covid na região da cidade chapadeira. “Não temos medido ações para conter essa disseminação [da covid-19]”, reforça. Teles também pediu contribuição da população para evitar a disseminação do coronavírus.
https://www.instagram.com/tv/CPWuwhknmHb/?utm_source=ig_web_copy_link
Conforme as novas medidas estabelecidas, todas as repartições da prefeitura e subprefeituras ficam fechadas para atendimento ao público. Além disso, todas as secretarias municipais, exceto a de Saúde, estão autorizadas a adotar a utilização do regime de trabalho remoto aos servidores públicos.
As marcações de cirurgias e consultas eletivas, exceto em caso de extrema e comprovada emergência médica, ficam suspensas. Também ficam proibidos os eventos de qualquer natureza na cidade.
Já a realização da feira livre fica limitada apenas aos produtores locais e ao comércio de produtos do gênero alimentício. Logo, a comercialização de roupas, acessórios, artigos de decoração e outros produtos que não sejam do gênero alimentício está proibida nessas feiras.
Não será permitido o funcionamento de bares e restaurantes entre as 18h e às 6h de segunda até sexta, exceto os serviços de delivery. E aos finais de semana, bares e restaurantes não poderão funcionar, somente em serviço delivery.
Boletim epidemiológico
São 1.173 casos confirmados de covid-19 no município desde o início da pandemia, segundo o boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (26) pela Secretaria Municipal de Saúde. Atualmente, 32 casos estão ativos, 21 não resistiram ao vírus e morreram e 1.112 pessoas se recuperaram. Além disso, o boletim contabiliza 66 casos suspeitos e 105 pessoas sendo monitoradas por equipes de saúde.
Jornal da Chapada